Visualizações

4 de junho de 2011

3ª questão da Gincana - 6º FICHAMENTO


Cárie dentária em população ribeirinha do Estado de Rondônia, Região Amazônica, Brasil, 2005/2006

SILVA, R. H. A; CASTRO, R. F. M; CUNHA, D. C. S; ALMEIDA, C. T; BASTOS, J. E. M; CAMARGO, L. M. A. Cárie dentária em população ribeirinha do Estado de Rondônia, Região Amazônica, Brasil, 2005/2006.  Cad. Saúde Pública, v.24, n.10, p.2347-2353,  Rio de Janeiro, out, 2008.

“Em populações social e economicamente desfavorecidas, a prevalência de doenças passíveis de prevenção geralmente se apresenta mais elevada quando comparada com localidades mais desenvolvidas. A cárie dentária também segue esse padrão de distribuição, seja por falta de informação da população sobre os cuidados com a higiene bucal ou por falta de acesso ao tratamento odontológico 4,5,6,7,8,9.” (p.2347)

“A população-alvo do estudo foi composta pela população residente às margens dos rios Ma-chado e Preto, região norte do Estado de Rondô-nia, sendo ambos afluentes do rio Madeira.” (p.2348)

“Optou-se, neste estudo, pela análise estatística descritiva dos índices CPOD e ceod, seguido do desvio-padrão (DP), assim como o percentual de livres de cárie e a proporção por componente do CPOD (...)” (p.2348)

“Do ponto de vista epidemiológico, a cárie é, possivelmente, a doença bucal de maior relevância. Sua estreita associação com dieta e estilo de vida também lhe confere relevância antropológica 13. Na população estudada, pôde ser observado que a dieta, baseada principalmente em produtos de pesca, caça, plantações e criações locais, devido ao distanciamento e isolamento de centros urbanos, aliada a um grande desconhecimento sobre a saúde bucal e práticas insuficientes em higiene oral conduzem ao quadro epidemiológico observado.” (p.2349)

“A população estudada apresenta, como característica marcante, um isolamento dos centros urbanos devido aos elevados custos para viagem até o Município de Porto Velho, porém, não se trata de população indígena, possuindo hábitos de vida exemplificados pela agricultura de subsistência, caça e pesca, além de hábitos em saúde bucal de origem popular e folclórica 19.” (p.2350)

“A influência para a configuração de tais índices de cárie dentária refere-se, de acordo com DeAngelis & Warren 6, à falta de acesso aos cuidados em saúde bucal, consumo de água não fluoretada e a necessidade de educação em saúde bucal, fato esse confirmado por diversos autores 20,21.” (p.2350)

“O índice de cárie dentária apresenta-se elevado, em todas as faixas etárias analisadas, na popu-lação residente às margens dos rios Machado e Preto, durante os anos 2005/2006, no Estado de Rondônia, sendo de extrema importância a im-plementação de programas educativos, preven-tivos e curativos na região.” (p.2351)

Nenhum comentário:

Postar um comentário